quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A Criação
Autora: AUSONIA T.B.KLEIN

O Indiferenciado!! Dele surge o Espaço Cósmico Infinito, expirando e inspirando, contraindo e expandindo, criando com Seu som, Existências Flamejantes com miríades de Sóis, que após certo tempo, desaparecem em um Torvelinho Ígneo de Amor, para renascer no Coração Eterno do Logos Criador - O Absoluto - O Indiferenciado.
"Quando compreendermos a nós mesmos,
compreenderemos o Universo.
Como somos, não compreenderemos nem o
mundo nem a nós mesmos".

J.G.Bennett.
Foto tirada pelo telescópio Hubble
de Outras Galáxias

Alguns afirmarão: sorte, coincidência, acaso, milagre, som, caos, nada disto importa. Os Universos existem e sempre existirão. Muitos defenderão as teorias da expansão, do relativismo, do estado informe, do Big-Bang, etc., mas a eterna indagação sobre a Criação, é um dos Mistérios Sagrados que o homem busca entender.
O Universo sensível é movimento. É movimento até no repouso.
"Estou sobre a ponte, que maravilha! Não é o rio que corre, é a ponte que avança sobre a torrente".
A energia criadora do Alento Divino a tudo preenche e após um repouso que pode ser ocasional ou incidental, parcial ou definitivo, absoluto e perpétuo, desperta para um Novo Dia.
O mundo renasce ao final de cada noite e em uma Noite de descanso o Não Nascido, cria um novo Universo. Expirando produz um mundo e Inspirando um mundo desaparece. Tudo que surge deste ritmado Som reflete - "O Senhor que existe por Si Mesmo", é a Mente Divina criando eternamente.
Sua expiração é chamada de Sopro Divino, Deidade Incognoscível e, sua Inspiração é o Cosmos. Inspirar e Expirar o Fohat dinâmico da Ideação Cósmica. Para Subba Row, é o instrumento com que o Logos opera.
E o sagrado Mah forma, com suas luzentes trombetas, todos os princípios e fins. É a Luz se fazendo existir em forma de Deuses.
O Espaço desconhecido, a Unidade Substancial e Fonte de Vida, a Realidade Una, a Consciência Absoluta, o Espírito, é chamado de Parabrahman.
Fohat, é o pensamento Divino e manifestado e dá impulso à forma regulada, sustentada pelos Sopros que jamais descansam (Dhyan Chohans)
Dhyan Chohans são os arquétipos do mundo visível, hostes de seres angélicos destinados a guiar, a velar sobre cada região, desde o princípio até o fim do Manvatara (período de manifestação do Universo).
Vejamos o que nos relatam alguns Mestres sobre o processo da Criação e sobre o Absoluto:
"Da amorosa fusão do Pai Espírito, que é o aspecto positivo ou dinâmico do Espaço, com a Mãe Matéria, que é o Espaço, em seu aspecto receptivo, com toda sua imensa e desconhecida capacidade de resposta a todos os impactos surgidos de qualquer centro criador, surge constante e invariavelmente o Filho do Espaço ,a consciência da Criação que remove criadoramente o Éter e constrói o "Círculo que Não se Passa",estabelecida para todas as possíveis e intermináveis criações (Vícent B. Anglada).
Como nos disse Swami Vivekananda em resposta à uma indagação. Como o infinito,o Absoluto chegou a ser finito?
"O Absoluto a) chegou a ser o Universo b) passou pelo tempo, espaço e causalidade. O tempo, espaço e causalidade são como um cristal através do qual se vê o Absoluto. Se olharmos na parte inferior, se apresenta abaixo a aparência do Universo e isso nos mostra imediatamente, que no Absoluto não há tempo, espaço, nem causa…
O Absoluto é um oceano e todas as coisas são múltiplas ondas deste oceano."
Uma das passagens do Rig Veda que nos fala da Criação:
"Nada existia,nem coisa alguma também não existia,
Não havia morte, entretanto nada era imortal,
Não havia fronteiras entre o dia e a noite,
Somente o Um respirava exânime por Si mesmo,
Além Dele, nada existia…
…Quem conhece o segredo? Quem o anunciou?
De onde surgiu essa criação multiforme?
Os próprios deuses só nasceram mais tarde…
Quem sabe de onde surgiu essa manifestação multiforme?
De que,de onde essa grande criação surgiu,
Se a Sua vontade foi quem criou ou quedou-se muda,
Altíssimo Vidente que está no céu mais alto,
Ele o sabe - ou talvez nem mesmo Ele saiba ".
Hermes Trimegisto em sua Tábua das Esmeraldas sabiamente nos diz:
"Isso é verdade,…O que vês em baixo é como o que vês no alto, e o que vês no alto, é como o que vês embaixo, para perpetuar o milagre de uma só coisa.
…Tu separas a terra do fogo,o sutil do espesso, delicadamente, com grande inteligência… Eis a força de toda força;pois ela vencerá todo o sutil e penetrará todo o sólido. Assim o mundo foi criado…."
Senésio, no Hino ao Pai dos Mundos nos fala da Unidade e do Um anterior :
"Tu és a Unidade das unidades ,o Número dos números, a Unidade e o Número, a Inteligência e o intelectual, Tu és também o Inteligível anterior ao inteligível, o Um e o Todo, o Um anterior ao todo, Germe do todo, a raiz do ramo, a força Vital do intelecto, fêmea e macho. A Inteligência iniciada que sobre o abismo inefável,conduz suas rondas dançantes não cessando de repetir".
Livro de Manu :
"…Ao terminar a noite desperta Brahmân e pela energia de seu próprio movimento emana de Si mesmo o espírito que em sua essência é e sem dúvida não existe. Integrado pelo desejo de cirar, o Espírito emanado dá começo à Criação e cria o éter, a que os sábios atribuem a propriedade de transmitir o som…"

Livro de Zohar

"Quando o Oculto no oculto, acabou de se manifestar, traçou primeiro um ponto, revestindo-o de forma sagrada e o cobriu da rica e esplendida vestidura a que chamamos mundo…"
Alguns dos ensinamentos Ocultistas dos Grandes Mestres:
"Da eterna Essência divina,a Força,formou o duplo céu .As Potestades geradoras criaram indefinidamente as formas equilibradamente opostas que chamam céu e terra, espaço e os corpos, volátil e fixo, movimento e gravidade"…
"Da Vida Una informe e incriada ,procede o Universo de Vidas. Primeiro manifestou o Abismo (Caos) o Fogo frio e luminoso o qual formou os Coágulos no espaço…
"A Criação,é portanto o período de atividade (Manvatara) de Deus,que possui dois modos:Atividade e Existência: Deus desenvolvido e Passividade do Ser (Pralaya)."
"Deus não é uma mente ,senão a Causa de que a Mente existia, não é um espírito ,senão a Causa do Espírito, não é a luz, senão a Causa da Luz".
"A Existência Inicial no primeiro Crepúsculo do Mahamanvatara, é uma Qualidade Espiritual Consciente ".
"O Criador não é o Absoluto incondicionado,nem sequer seu reflexo, senão os "Sete Deuses", os "Construtores"que,com a matéria eterna, modelam o Universo e vivificam em objetiva vida ,refletindo nele a Única Realidade".
"Nada vem do nada, é dizer nada foi tirado do nada, nada foi criado, mas tudo que existe, existia de alguma maneira desde a eternidade’.
No Rig Veda:
"…não havia não entidade nem entidade, nem atmosfera nem céu mais além, não havia morte nem, portanto, imortalidade, nem dia nem noite, não havia nada distinto dessa Unidade sem alento por essência, nem nada além dela. Desse germe emanaram poderosas forças produtivas, a natureza embaixo e a energia em cima…"
O Uno Puro, Sem Forma,Incorpóreo, Ele o Conhecedor, o Auto-Existente, ELE e a CRIAÇÃO, enigmas do eterno Devenir, mas quando lembramos que TAT TVAN ASI - TU ÉS AQUELE e que AUM É BRAHMAN, AUM É TUDO, não existe mais mistério.
"Quando um espírito superior escuta o Tao,ele o pratica com zelo,
Quando um espírito médio escuta o Tao,ora o conserva,ora o perde.
Quando um espírito inferior escuta o Tao,ele dá gargalhadas.
Se ele não risse,o Tao não seria mais o Tao."
Lao -Tze.

Claudio Dezidério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*BEMVINDO AO BECO DAS INCERTEZAS*